ENFRENTAR A VIDA - LIVRE E DE PEITO ABERTO - DEVE SER A META DE TODOS NÓS CRISTÃOS. (O Aprendiz)







quinta-feira, 23 de junho de 2016

“Em terra de sapo...”



Você seria capaz de completar o que está no título? Digo apenas que se trata de um adágio nocivo, malévolo, pessimista e excludente.

Preocupa-me esse tipo de frase consagrada pelo povo, porque de tanto repetir, automatiza-se e perde-se o senso crítico. Esta, particularmente, é incentivadora de más tendências, confirmando outra que diz: ‘O homem é produto do meio’.

Em terra de sapo... De cócoras com ele. Incentivo maquiavélico. Nas entrelinhas quer dizer assim: Em terra de bandidos, bandido com eles; em terra de drogados, drogado com eles; em terra de prostitutas, prostituta com elas; em terra de corruptos, corrupto com eles; em terra de sonegadores, sonegador com eles.

Quando São Paulo fala ‘fiz-me fraco com os fracos, para ganhar os fracos; ou, fiz-me forte com os fortes, para ganhá-los’, parece-nos uma atitude semelhante à atitude da ‘em casa de sapo...’ Mas a intenção de Paulo é que se cumpra nele o mandado de Jesus, ‘que brilhe a vossa luz diante dos homens...’ A intenção faz a grande diferença.

Todas as vezes que você verbalizar esse adágio, modifique-o, para que as pessoas, não assimilem o incentivo pernicioso em seus corações. Que tal dizer dessa forma: “Em terra de sapo... eu permaneço em pé”. Lembrando que ‘uma alma que se eleva, eleva o mundo’.

Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário