ENFRENTAR A VIDA - LIVRE E DE PEITO ABERTO - DEVE SER A META DE TODOS NÓS CRISTÃOS. (O Aprendiz)







segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Irracionalidade dos racionais



Antropológica e filosoficamente falando, o ser humano foi criado por Deus trazendo gravadas na alma, duas dependências: sujeição ao Criador, e sujeição à criatura – “não é bom que o homem esteja só”. De forma simples e concisa isso quer dizer: necessitamos de Deus e das pessoas.

Se Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – não se basta a si mesmo, que irracionalidade pensarmos e agirmos como se auto-suficiência nos fizesse bastar-nos a nós mesmos! Pobres mortais!

Deus é a nossa necessidade maior. São Paulo nos diz que “nele vivemos, nos movemos e existimos”. Quem somos sem Deus?

O relacionamento inter-pessoal é causa da segunda necessidade. Não fomos criados ”à imagem e semelhança de Deus” para vivermos isolados do mundo e dos que nos cercam. Deus é uno e trino, no sentido de despertar em nós a consciência da comunhão recíproca. Sabe por quê? O amor não sobrevive sem relacionar-se; ou melhor, ele nem existe.

Faz-se necessário que nos despojemos dessa irracionalidade, e assumamos em nossas vidas a necessidade de sermos necessitados, dependentes. Somente assim o Senhor nos “capacitará para toda boa obra”. Alegremo-nos, sabendo que a nossa insuficiência contém dentro de si a suficiência. E esta nos basta.

 Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário