ENFRENTAR A VIDA - LIVRE E DE PEITO ABERTO - DEVE SER A META DE TODOS NÓS CRISTÃOS. (O Aprendiz)







quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Metanóia e conversão



No processo de transformação pessoal, estas duas palavras adquirem um significado todo especial, visto que o binômio mente-coração representa o passo único na direção de mudança.

Metanóia é uma palavra de origem grega cujo sentido aponta para uma mudança de mentalidade a nível racional. Aqui não são envolvidos, emoções, sentimentos, afetividade, mas somente o que diz respeito ao intelecto e à vontade. A partir dessa transfiguração de mentalidade, seus reflexos tendem a iluminar o coração, que acolhe esses reflexos da forma que ele sabe acolher.

Da metanóia para a conversão faz-se necessário o percurso de uma caminhada; pois a convergência não se realiza pelo toque de uma varinha de condão ou pelo grito mágico da palavra abracadabra. É fruto de exercícios espirituais e de ascese.

Aí o binômio inicial se completa e se complementa nas atitudes do dia a dia. “As coisas antigas passaram. Eis que tudo se fez novo”. E então a convergência se vislumbrará “na busca das coisas do alto” e no olhar fixo em Jesus.

Mente e coração - em uníssono - realizarão a transfiguração desejada e buscada, sob a luz inspiradora do Espírito Santo, fonte originária de todo o processo de conversão. Convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo, convencer-nos-á da mudança de mentalidade e mudança de vida. Que assim seja!

Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário