ENFRENTAR A VIDA - LIVRE E DE PEITO ABERTO - DEVE SER A META DE TODOS NÓS CRISTÃOS. (O Aprendiz)







quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Temperamento destemperado



O que é o temperamento senão a “revelação visível e individual” do que somos através da verbalização de palavras e manifestações concretas de gestos e atos? Deveria ser o tempero de nossa personalidade, mas infelizmente, muitas vezes se torna o destempero, o desequilíbrio.

Pessoas temperamentais apresentam tempero em excesso; as recatadas, no entanto, apresentam déficit daquilo que dá gosto a cada um.

Os extremos são maléficos em todos os sentidos. E o que fazer? Que transformações buscar? Que exercícios realizar?

Toda e qualquer mudança requer tempo e persistência. Requer denodo, luta, renúncia, garra, guerra e firmeza de propósitos. Nunca, porém, o recuo. Quem abandona as armas no campo de batalha não passa de um desertor; e a punição é severa.

São muitos os meios para atingir o reequilíbrio do temperamento, inclusive no campo da psicologia, da psiquiatria e da psicanálise.

Particularmente, indico a ORAÇÃO e a EUCARISTIA DIÁRIAS. A perseverança neste binômio levará você a “transformar espadas em arados, e lanças em colhedeiras”. E quando isso acontecer, o seu temperamento terá o tempero adequado e na medida certa. Experimente e verá.

Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário