ENFRENTAR A VIDA - LIVRE E DE PEITO ABERTO - DEVE SER A META DE TODOS NÓS CRISTÃOS. (O Aprendiz)







quarta-feira, 28 de setembro de 2016

O ramo da videira

A videira não é uma árvore qualquer. Sua exigência se manifesta desde o preparo da terra até a colheita dos frutos. Por conseguinte, não é também qualquer agricultor que se arrisca no cultivo de tão imperiosa planta, sob pena de pagar caro pelo seu desconhecimento e ingenuidade.

Afora clima, plantio, adubação, irrigação e colheita, o que mais nos chama a atenção é o processo de poda. A videira suporta três tipos: poda de formação, de produção, e poda verde. Os ramos, os brotos e as folhas em excesso são cortados para que possam produzir mais fruto.

Assim também acontece em nossa vida. As podas sucedem-se de acordo com a vontade do Agricultor. Muitas vezes precisamos ser formados em determinada área do nosso ser, então ele envia a poda de formação. Outras vezes é necessidade dele que produzamos mais frutos, e vem a poda de produção. E quando o orgulho aponta querendo sufocar a sua ação, não tarda a poda verde, revelando os cachos de uva escondidos entre as folhas.

Se o ramo suporta as podas e não desgruda da videira, algo maravilhoso se realiza. Cumpre-se nele a promessa de Jesus que reacende a esperança e a certeza no seu coração provado e aprovado pela dor: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”.

Nunca esqueça: você é o ramo da videira.

Antonio Luiz Macêdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário